top of page

Oficinas:

001 - "O lugar da oralidade nas culturas de matrizes africanas"

Trata-se de uma oficina que propõe discutir os múltiplos saberes no universo das culturas africanas presentes no Brasil, como um aporte no fortalecimento dos processos identitários.

Prof. Dr. José Geraldo da Rocha (Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas/UNIGRANRIO)




002 - "Consciência histórica, participação e identidade política no imaginário social de cidadania: uma análise comparativa dos thetas atenienses e prática democrática na contemporaneidade"

No século V a.C. os cidadãos atenienses do segmento theta ao tripularem as embarcações do tipo Trirreme, despontavam como um corpo de cidadãos capazes de influenciar os destinos comunitários da polis. Propomos uma breve reflexão entre as possíveis relações da participação cívica dos thetas atenienses do século V a.C. e os movimentos de emancipação ocorridos no Brasil ao final do século XX.

Prof. Ms. Alair Figueiredo Duarte (Doutorando em História – PPGHC-UFRJ / NEA UERJ)



003 - "Patrimônio: por que preservar?"

Na oficina, serão abordadas questões acerca da importância da preservação através da estabilização do desgaste natural e prevenção dos danos que podem ser causados à documentação pelo tempo e, principalmente, pelo homem, incluindo recomendações técnicas para a manutenção do acervo e seu acondicionamento. Isto proposto para uma maior longevidade aos documentos e segurança da transmissão das informações para as gerações futuras.

Profª. Ms. Tania Amaro

(Diretora do Instituto Histórico da CMDC; Coordenadora do Núcleo de Memória e Documentação Institucional/Inova da Unigranrio)





004 - "O processo de construção da identidade nas favelas cariocas"

O objetivo geral desta Oficina é propor uma discussão com os participantes sobre a importância da formação de novas identidades e sua relação com os territórios de origem. Esse ainda é um fenômeno recente de formação de identitária já que envolve além da construção do pertencimento territorial e a questão do pertencimento racial afrobrasileiro levando em conta o papel das UPPs nesse processo.

Prof. Ms. Francisco Marcelo da Silva (Doutorando em Educação – UFF)





005 - "Registros de Óbitos de escravizados, alforriados e livres: história, memória e patrimônio na Vassouras do século XIX"

Esta oficina tem por objetivo refletir sobre a valorização e preservação de memórias do passado como forma de manutenção do conhecimento histórico, principalmente por meio da educação escolar. A partir da análise dos registros de óbitos de escravizados, libertos e livres, serão considerados os diferentes lugares sociais e simbólicos presentes na morte da sociedade escravista de Vassouras entre os anos de 1840 e 1880 e as relações de poder nela presentes.

Profª. Ms. Iamara da Silva Viana (Doutoranda em História Política - PPGH/UERJ)





006 - "Memória e patrimônio: os vestígios do passado e a história"

Através da análise de narrativas orais, fotografias e outros vestígios do período “áureo” de uma comunidade fabril (1930-1960), esta oficina visa refletir sobre o reconhecimento e valorização da constituição de patrimônios, e de suas utilizações na apreensão do conhecimento histórico. A inserção do tema do patrimônio na educação escolar torna-se um importante recurso que afirmativas, indispensáveis à vida cidadã.   

Profª. Drª. Juçara da Silva Barbosa de Mello (PUC-Rio)





007 - "Ação Griô Nacional e Pedagogia Griô: os Mestres Griôs do Rio de Janeiro"

Esta oficina tem por objetivo apresentar as experiências e vivências dos Mestres Griôs do Rio de Janeiro que participaram da Ação Griô Nacional/MinC.

A Ação Griô é uma rede de educação e cultura de tradição oral, criada em gestão compartilhada com o Ministério da Cultura em encontros de planejamento e avaliação anuais, com estratégias e indicadores qualitativos de acompanhamento, priorizando a metodologia de processos e o vínculo afetivo, cultural e político entre a sociedade civil e os gestores públicos.

Prof. Ms. Alexandre Marques (Representante das Coordenações regionais da Rede Ação Griô)





008 - "Trilhando as possibilidades do Patrimônio Local e de sua musealização"

Pensar os conceitos e definições de patrimônio e museu a partir de experiências instituídas nas periferias do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

Profª. Ms. Marlucia Santos de Souza (Diretora do Museu Vivo do São Bento)





009 - "Escola: achadouro de memórias"

A oficina tem por objetivo suscitar a reflexão acerca das instituições educativas como patrimônio cultural e lugar de memória, enfatizando a disputa de memórias nos processos de escolarização e de fundação das escolas públicas.

Profªs. Marcia Montilio Rufino, Márcia Spadetti Tuão e Renata Spadetti Tuão (Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação de Duque de Caxias e Baixada Fluminense/ CEPEMHEd)





010 - "Dando voz às histórias silenciadas"

A oficina trará, como foco principal, as narrativas que levam ao mundo da complexidade dos griots (contadores de histórias em África), tendo como ferramentas: fotos do Senegal- África do oeste, meninos talibés (meninos discípulos do alcorão) e suas histórias de risos e lágrimas.  Assim, busca-se a compreensão da historicidade dessa sociedade.  Outra ferramenta, a ser utilizada na oficina, é a feitura de bonecos reciclados para compor e encantar essas histórias.

Profª. Ymara Rodrigues de Almeida (Pós-graduanda do Curso de Contação de Histórias no Imaginário Social  UFRRJ-Seropédica/Arte Educadora/Contadora de histórias)



 



“Imagens e narrativas orais: disputas e confrontos na construção de identidades”

 

Queimados, 21 de setembro de 2013.
bottom of page